Glossário
Segue-se um guia com todos os termos utilizados para descrever um pavimento em pedra natural, que pretende facilitar a escolha dos seus mosaicos. O nosso pessoal especializado estará sempre ao dispor a fim de esclarecer qualquer dúvida que possa ter.
Polido
Acabamento brilhante.
Amaciado
Acabamento mate (sem brilho).
Escovado
Método de acabamento usado para remover as partes mais macias da pedra e dar-lhe uma aparência desgastada proporcionando uma superfície ligeiramente texturada.
Envelhecido
Um acabamento que replica a textura desgastada de uma pedra antiga. Produzido por meios mecânicos ou químicos este acabamento simula os efeitos de ocorrência natural do processo de envelhecimento.
Rolado
Um processo que deixa a pedra com a superfície macia e as arestas arredondadas ficando com uma aparência desgastada.
Lascado
Acabamento conseguido por de laminação das camadas naturais da pedra, resultando numa superfície irregular e texturada.
Placas sobrepostas
Acabamento contemporâneo que resulta da sobreposição de pequenas secções de pedra com diversas texturas, normalmente disponível em mosaicos pré-colados.
Fissura
Pequena fenda natural da pedra muito comum nos mármores venados.
Poro aberto
Poros deixados abertos após o corte da pedra, por forma a dar um aspeto mais Natural ou Rústico à superfície. Trata-se de um acabamento muito comum nos Travertinos.
Resinado
Neste caso os poros abertos são preenchidos com uma resina comentícia ou epoxy. Após a resinagem, dependendo da imagem pretendida, poder-se-á polir ou amaciar a superfície. Os materiais resinados podem necessitar de manutenção ocasional para preencher alguns poros que possam voltar a abrir com o uso diário, processo muito simples usando um Kit de reparação para Travertino.
Vein-Cut
O corte da pedra é efetuado seguindo a direção do veio natural das pedras.
Calibrado
Material cortado mecanicamente sempre com a mesma espessura.
Arestas Serradas
Arestas cortadas retas, sem serem biseladas e portanto apresentando pequeníssimas imperfeições resultantes do corte.
Arestas biseladas
Aresta que apresenta um pequeno bisel ou chanfro (que pode ter uma expressão de 1 a 3 mm).
Aresta Escacilhada e Escovada
Arestas que foram ligeiramente partidas (cinzeladas), e depois escovadas, para suavizar as esquinas quebradas. Este tipo de acabamento dá um aspeto rústico aos materiais em que é aplicado.
Escacilhado
as arestas dos mosaicos são acabadas manualmente para apresentarem uma aparência artesanal.
Arestas quadradas
Corte reto das 4 arestas.
Comprimentos Livres
Este é um padrão que está disponível em alguns dos nossos materiais. Significa que as larguras das peças são constantes, mas os comprimentos podem variar. Este padrão, permite uma disposição mais aleatória do material.
Lajeta
Peça de grande formato geralmente usado para criar a aparência de um piso de pedra tradicional, adequado para uso interior e exterior.
Padrão Opus
Um dos vários padrões de assentamento que utiliza, pelo menos, três peças de tamanhos diferentes para uma aparência aleatória. Este padrão é normalmente utilizado com acabamentos de superfície mais rústicos.
Padrão Opus Grande
Trata-se de uma versão do Padrão Opus de maior formato. Este padrão é frequentemente usado em áreas maiores, onde o padrão Opus pode perder expressão.
Impermeabilização
Processo de aplicação de um impermeabilizante líquido por forma a proteger a superfície da pedra de eventuais manchas.